Perdão custa

02/09/2011 18:14

Perdão custa 

LEITURA BÍBLICA 
Jeremias 17.14-17 

A tristeza tomou conta de mim; o meu coração desfalece (Jr 8.18). 

Falar de perdão é complicado. É difícil e dói. Para perdoar, tenho de pensar no outro, compreender os motivos, o que nem sempre quer dizer concordar com o que se fez, mas aceitar o sofrimento imerecido. Pensei muitas vezes em como foi exorbitante o custo para Deus nos perdoar. Mesmo sabendo isso e qual seria a atitude necessária, estava claro que eu não tinha perdoado certa pessoa. 

Sei o quanto foi insuportável a dor que Jesus sofreu para perdoar meu pecado, mas isso não me trazia vontade de perdoar. Sequer me trazia alento. Eu era totalmente incapaz de praticar o perdão. Sozinha não conseguia, e então orava: “Senhor, não consigo. Não consigo!” Você já passou por essa situação? A amargura paralisa. A raiva vem incandescente e explode com quem menos tem a ver com aquilo. Vontade de punir, de se vingar. 

Era uma espiral sem fim. Durante anos convivi com esse sentimento. Exercer perdão é um exercício diário que acontece muitas vezes na hora. A conclusão era sempre a mesma: o perdão é caro. Estava em mim ser liberta desse sentimento, mas eu não abria mão do passado, por mais que lesse sobre perdão, decorasse versículos ou escrevesse sobre ele. Esquecia que “passado” já diz tudo: passou. Nada altera isso. O que aconteceu permanecerá muito tempo conosco, até o dia em que não haverá memória do que era. 

O significado é que pode ser mudado. O presente precisa ser restaurado para haver cura no futuro. Deus trabalha e eu esquecia isso muitas vezes. Juntos podemos vencer a falta de perdão. Ele trabalha fortalecendo-nos, dando a visão dele e a compreensão do que é necessário. Jeremias pede isso: sermos curados, com ou sem cobrança do perdão por alguém. Deus sabe, mas como não conseguimos, isso nos apavora. A parte que nos cabe é decidir, entregar-nos à compaixão de Deus e passá-la adiante - e isso pode levar tempo. - AP 

O perdão tem um preço muito alto, mas o amor e a graça de Deus suprem os recursos.