Perdão

01/09/2011 21:09

Perdão 

LEITURA BÍBLICA 
Salmo 103.1-3,10,13 

Volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão (Is 55.7). 


O lendário suíço Guilherme Tell, melhor arqueiro de seu país, respirou fundo e concentrou-se enquanto se preparava para o maior desafio de sua vida. Sua liberdade e talvez a vida de seu filho dependiam de sua habilidade. O menino, colocado a cinqüenta passos, exibia uma maçã sobre sua cabeça. Guilherme armou o seu arco, permaneceu tenso por alguns segundos, até que sua mão, nervosa, liberou a flecha. O grito dos assistentes saudou a extraordinária proeza: a flecha, sem causar dano ao rapazinho, dividiu a maçã pela metade. Poderia ter errado? Sim! 

Há um velho provérbio popular que ensina: errar é humano, mas acrescenta, perdoar é divino. Aliás, antes do provérbio, a Escritura já nos revela que todos pecamos, erramos constantemente e, por falta de discernimento, ignorância e imperfeição, amargamos pecados, fracassos e derrotas. 

Você já cometeu muitos pecados, não? Pense um pouco e admita. Ah, se pudéssemos voltar atrás! O pior é que não estamos livres de pecar de novo. Perfeito, nem mesmo o exímio arqueiro Guilherme Tell, pecador como todos os homens. 

E Deus, pode errar? Evidentemente não! É o Senhor Supremo, Criador do Universo e do próprio ser humano. A perfeição é inerente ao Todo-Poderoso. Ele não erra, mas perdoa os nossos pecados, reconhece a nossa fé e aceita o nosso arrependimento. É um Pai amoroso e nele residem toda a misericórdia e bondade. 

Perdão é atributo divino. Mas, e nós? Não devemos perdoar os que nos atingem e magoam? 
Mas como perdoar, se é uma qualidade divina? O apóstolo Pedro nos dá a resposta. Deus nos deu grandíssimas e preciosas promessas e, por elas, nos fez “participantes da natureza divina” (2Pe 1.4). 

Quem entregou por Jesus Cristo sua vida a Deus, recebe o benefício de pertencer à natureza dele. Agora podemos complementar o antigo provérbio. Errar é humano, sim, mas perdoar também o é, se o seu coração for confiado à graça de Deus. - CT 


A prática do perdão nos aproxima de Deus e nos assemelha a ele.