Os Três Passos Para Obter a Vitória

05/09/2011 14:16

 

Três Passos Para Obter a Vitória

 Introdução: Este é, provavelmente, o capítulo mais amado e familiar de 2Crônicas, pois explica como o Senhor garante a vitória àqueles que confiam nEle.

Josafá estava enfrentando a pior ameaça externa do seu do seu reinado. Uma grande multidão (v.2) de moabitas, amonitas e outras tribos da região de Síria estavam tramando esmagar Judá.

Em face da incrível disparidade numérica do inimigo, Josafá humilhou-se diante do Senhor. O resultado? O resultado foi a maior vitória jamais experimentada por ele.

A promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel, serve de conforto para os crentes de todas as épocas que enfrentam situações de desesperança: “… Não temas, nem vos assusteis… pois a peleja não é vossa, senão de Deus.”(v.15).

No entanto, a narrativa revela três passos-chaves que colocam o povo de Deus na posiçãoem que Elepoderia dar-lhes a vitória:

1- Buscar ao Senhor. (v.3). A Escritura Sagrada diz:

“… O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.” (2Crô 15.3).

“… A mão do nosso Deus é sobre os que o buscam…” (Ed 8.22b).

“Bom é o Senhor para os que se atém a ele, para a alma que o busca.” (Lm 3.25). 

2- Crer no Senhor. (v.20). A Escritura Sagrada diz:

“Não temas…” (v.15b).

“… Não temas, crê somente.” (Mc 5.36).

“… tudo é possível ao que crê.” (Mc 9.23).

“… se tiverdes fé… nada vos será impossível…” (Mt 17.20).

“… Se creres, verás a glória de Deus.” (Jo 11.40). 

3- Louvar ao Senhor. (v.21).

E, ao tempo em que começaram (a cantar) com júbilo e louvor a Deus, na certeza de que Ele iria lutar por eles, os seus inimigos foram desbaratados.

Qual seja a situação ou tempo em que o povo de Deus o louva, Deus reina entre o povo e faz grandes coisas em seu favor.

“… Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.”

Resumo: “Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede o livramento do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém…” (v.17ª).