Moeda de ouro rara achada na Galiléia com 2.200 anos de idade

26/09/2011 11:35

 

Moeda de ouro rara achada na Galiléia com 2.200 anos de idade

Moeda de Ouro

O Chefe do Departamento de IAA Coin: "Esta é a moeda de ouro mais pesado e mais valioso antiga já encontrada em uma escavação em Israel" 

A moeda, que aparentemente serviu aos propósitos ritual, mostra uma rainha - aparentemente Arsínoe II - a esposa do irmão Ptolomeu II 


View Larger Map

Uma rara moeda de ouro de 2200 anos foi descoberta recentemente nas escavações da Universidade de Michigan e da Universidade de Minnesota em Tel Kedesh, em Israel perto da fronteira com o Líbano. A moeda foi cunhada em Alexandria por Ptolomeu V em 191 AC e leva o nome da esposa de Ptolomeu II, Arsínoe Philadephus (II). 

Segundo o Dr. Donald T. Ariel, chefe do Departamento de Moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel, "Esta é uma descoberta surpreendente numismática. A moeda é bela e está em excelente estado de preservação. É a mais pesada moeda de ouro com o valor mais elevado de toda as moedas contemporâneas já encontradas em uma escavação em Israel.

A moeda pesa quase uma onça (27,71 gramas), enquanto as moedas de ouro mais antigas pesavam 4,5 gramas. Nas palavras de Ariel, "Esta moeda não foi, aparentemente em uso popular ou comercial, mas teve uma função simbólica. A moeda pode ter tido uma função cerimonial relacionada a um festival em honra da Rainha Arsinoe, que foi deificada em sua vida. A denominação é chamado de mnaieion, ou seja, uma moeda de uma mina, e é equivalente a 100 dracmas de prata, ou uma mina de prata. 

O verso ("cabeça") da moeda apresenta Arsinoe II Filadelfo. O verso ("cauda") mostra douass sobreposições cornucópias (chifres-de-muitos) decorado com filés. O significado da palavra Filadelfo é o amor fraternal. Arsínoe II, filha de Ptolomeu I Soter, se casou com a idade de 15 a um dos generais de Alexandre, o Grande, Lisímaco, rei da Trácia.

Após a morte de Lisímaco 'ela se casou com seu irmão, Ptolomeu II, que estabeleceu um culto em sua honra. Esta mnaieion de Tel Kedesh atesta o poder de permanência do culto, uma vez que a moeda foi cunhada após completar 80 anos após a morte da rainha. 

Segundo Ariel, "É raro encontrar moedas do período ptolomaico em Israel depois que o país ficou sob domínio dos selêucidas em 200 AC. A única moeda de ouro de outra ptolomaica foi achada em uma escavação em Israel (a partir de `Akko), datado do período de hegemonia de Ptolomeu, no século III aC, e pesa menos de duas gramas." 

As escavações em Tel Kedesh, realizadas desde 1997, foi descoberto uma grande construção persa / helenístia, uma administrativa completa, com salas de recepção, instalações para refeições, despensas e um arquivo. Embora os documentos do arquivo não foram preservadas, as escavações renderam 2.043 sêlos, a partir dos quais pode-se notar o florescimento da fase helenística do edifício que pode ser datada da primeira metade do século II AC. 

Ariel observa que, embora a inscrição na moeda identifica como a rainha Arsinoe Filadelfo ", é plausível que o mnaieia do segundo século AC, na verdade, mostram retratos enigmáticos de rainhas reinantes. Por conseguinte, a rainha representada no mnaieion de Kedesh pode realmente ser Cleópatra I, filha de Antíoco III, cujo casamento com Ptolomeu V em 193 selou o fim formal da Quinta Guerra da Síria ". 

Uns três anos atrás, um tesouro de moedas de ouro de Ptolomeu Alexandrino apareceu no mercado de antiguidades do Mundo. Esse tesouro, no entanto, não continha moedas de Ptolomeu V, isto torna ainda maior a extrema raridade da mnaieion de Tel Kadesh que continua intacta.

Fonte Cafétorah