Mestre

19/09/2011 17:44

Mestre 

LEITURA BÍBLICA 
Mateus 13.53-57 

Quem é mestre como ele? (Jó 36.22). 

Meu tio, que era cirurgião, sabia ensinar. Quando me explicava algo a respeito do corpo, deixava de lado os termos técnicos e colocava tudo em linguagem simples e fácil de entender. Nem todos que ensinam têm o dom de esclarecer as matérias ao nível dos alunos. Infelizmente, algumas escolas bíblicas dominicais nas igrejas também sofrem disso. O modo de Jesus ensinar, porém, deixava seus ouvintes surpreendidos. “De onde lhe vêm estas coisas?” perguntavam. 

Porém, a admiração não durou quando se lembraram de que Jesus era carpinteiro. Era difícil aceitar que tal “leigo” pudesse ser um rabino. Não conseguiam perceber que Jesus era realmente o Messias das promessas e profecias do Antigo Testamento que sempre liam na sinagoga. A mensagem de Jesus não foi entendida, embora fosse entregue em linguagem simples e clara. Você e eu também podemos admirar a pessoa de Cristo sem o reconhecer como mestre a ponto de lhe obedecer. “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que digo?” (Lc 6.46). 

Jesus deseja falar-nos ao longo da nossa vida e apresenta-se como a solução dos nossos problemas. Convida que venhamos a ele para sentirmos descanso na nossa fadiga e ordena que tomemos o jugo da sua vontade para experimentar quão aprazível é servi-lo (Mt 11.28-30). A Bíblia, que devemos ler sempre, apresenta Cristo como o alvo da nossa adoração e serviço. Ensina que ele deseja que tenhamos diariamente íntima comunhão com ele para percebermos o que nos quer ensinar. Mostra o que é andar com Deus e como ele, sendo humano também, vivia em perfeita harmonia com seu Pai no céu. 

Aquele que nos disciplina “aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu” (Hb 5.8) e nos conduz pelo mesmo caminho. Desta maneira sabemos que realmente ninguém ensina como ele. Tomando cada um a sua cruz, seguimos nas suas pegadas como verdadeiros discípulos que com alegria o chamam de “Mestre”. - TL 

Nada como aprender a viver com quem é a própria vida.