Língua

19/09/2011 17:40

Língua 

LEITURA BÍBLICA 
Tiago 3.1-12 

Se alguém não tropeçar no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo (Tg 3.2b). 

A língua é um órgão contraditório em nosso corpo. Com ela louvamos a Deus e amaldiçoamos os homens. Uma pequena fagulha apenas incendeia uma grande floresta. Toda a invernada foi consumida por um grande fogo causado por um resto de cigarro. E depois, apagar aquele fogo destruidor, incontrolável, foi impossível. Quando usada indevidamente, a língua é como um fogo destruidor. 

Ela é, também, um mundo de iniqüidade, um mal incontrolável e um veneno mortífero que pode matar o relacionamento entre as pessoas ao nosso redor. A mentira tem causado situações tristes na comunidade. Fora do controle do Espírito Santo, a língua cria grandes transtornos e situações incontroláveis na família, no trabalho e na igreja. 

Podemos, entretanto, usá-la de maneira boa, saudável, para construir, louvar a Deus, falar bem das pessoas, elogiá-las e fortalecê-las. É o que Tiago nos ensina: que com ela devemos tão-somente bendizer a Deus. O salmista Davi expressou no salmo 19 o desejo que suas palavras fossem agradáveis, em louvor a Deus. Essa é a atitude que devemos ter. Quão triste e vergonhoso é louvar a Deus com a língua e ao mesmo tempo amaldiçoar, falar mal, mexericar das pessoas. 

A língua, a palavra, é uma dádiva dada por Deus. Como você vai usá-la, depende muito do seu relacionamento com o Senhor por meio de Jesus e do Espírito Santo. Ela tem poder criativo e destrutivo. Com certeza você precisa de muita sabedoria, aquela que vem somente de Deus. Que sua língua seja uma bênção! Não permita que Satanás venha usá-la para maldição. 

Jesus ensinou que é o que sai de dentro do homem que o contamina (Mt 15.11,18). E o que sai são as palavras, boas ou más, que usamos. No poder do Espírito Santo elas serão uma bênção no seu dia-a-dia. - JG 

O seu relacionamento com Jesus vai determinar o uso da sua língua.