Introdução: A porta aberta do presente texto, profeticamente falando, refere-se à era missionária da igreja, que começou nos fins do século XVIII e que chega até os nossos próprios dias.
Essa porta aberta talvez ofereça uma oportunidade incomum para a pregação do evangelho.
O ato de abrir uma porta é uma das mais sugestivas figuras simbólicas de linguagem humana. Horizontes mais vastos, vistas mais amplas, visões mais profundas, maiores possibilidades de sucesso, livramentos, ar puro e nova vida.
1- A Porta Foi Aberta Por Deus.
A porta foi provida por Deus, mas para se entrar nela é necessária a cooperação humana.
-“… o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.” (v.7).
- “… eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar…” (v.8).
Depois de abrir, ninguém poderá fechá-la novamente – a salvação está assegurada. Uma vez que esteja fechada, ninguém poderá abri-la – e o castigo será infalível.
Essas palavras dão a entender o Senhorio absoluto de Cristo. A passagem de Mateus 28.18, onde se lê: “… Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.”
O prazer de Cristo é o de abrir a porta para todas as nações, para que ouçam o evangelho e o Apocalipse mostra que isso se realizará.
2- A Porta Ainda Está Aberta:
1) Porta da Salvação. (Jo 10. 9a).
Jesus é a única porta da salvação, não há salvação senão por Ele. (At 4.12). Jesus é a porta da salvação de Deus para nós. (Mt 7.13,14; Lc 13.24). Jesus é única à porta que leva á vida eterna.
2) Porta da Libertação. (Jo 10. 9b).
Jesus é a única porta (verdade) para a libertação de quem está cativo no pecado.
A Escritura Sagrada diz:
- “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8.32).
- “Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.” (Jo 8.36).
3) Porta da Proteção. (Jo 10. 7).
No aprisco, o pastor desempenha a função de uma porta, fazendo com que, por seu intermédio, as ovelhas entrem e sejam protegidas. Ele oferece o acesso à segurança e à proteção. Cristo é o nosso protetor.
4) Porta da Provisão. (Jo 10. 9c).
Sendo Ele o doador da vida é também Aquele que a sustenta. Podemos confiar que Deus sempre atenderá às nossas necessidades materiais e espirituais. Ele sempre proverá tudo àquilo de que precisarmos em nossa vida. O suprimento de Deus é abundantemente rico e glorioso. (Fl 4.19).
Resumo: Pouco tempo resta para aqueles que desejam ser admitidos. Logo o dono da casa fechará a porta, e os que chegarem tarde “baterá”em vão. As palavras do “dono da casa” são umas reminiscências das palavras do noivo, na parábola das virgens loucas e prudentes. (Mt 25. 10-13).
Esforçamo-nos arduamente para entrar pela porta estreita e segui-lo, porque desejamos sinceramente conhecer Jesus pessoalmente, a qualquer custo. Não ousemos adiar esta decisão, porque a porta da graça não ficará aberta para sempre!