Apenas sorte?

19/09/2011 17:48

Apenas sorte? 

LEITURA BÍBLICA 
2 Samuel 9.6-13 

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida (Sl 23.6). 

Um neto do rei Saul foi aleijado aos cinco anos de idade. Caiu dos braços da sua ama quando ela fugia da frente de guerra entre as forças de Saul e as tropas de Davi. Foi Mefibosete, vitimado pela guerra de três maneiras: perdeu a locomoção física, perdeu seu pai e também a distinção da família real. Após alguns anos, quando Davi consolidou seu reino, lembrou-se do seu tratado com Jônatas. Este era filho de Saul e amigo de Davi, e também caiu morto na guerra. 

Davi informou-se sobre Mefibosete e resolveu dar-lhe todas as propriedades de Saul, com trabalhadores para cuidar de tudo, e convidou-o a residir em Jerusalém e receber o sustento do rei. Para sua alegria, passou a comer da mesa do rei como se fosse seu filho. 

Sem esperanças, Mefibosete foi elevado pela graça de Davi ao nível de filho de criação do rei. Mudou de situação de um momento para outro, seu futuro estava garantido! Alguém poderia achar que foi apenas sorte e nada mais. Mas o relato deixa bem claro que foi a escolha do rei Davi e seu poder que o elevaram da sua pobreza. 

Quando você leu o texto, notou que Mefibosete é um retrato de nós, cristãos? Vivíamos espiritualmente mortos no pecado (Ef 2.1), mas Cristo, que nasceu da linhagem de Davi, viu-nos na nossa miséria, escolheu-nos e nos deu a vida eterna. Pelo seu Espírito transformou-nos em filhos do Rei. Em Cristo vivemos nutridos pelo pão da vida, sua Palavra, e com garantias do eterno Deus de nos guardar até o fim. 

Repare que seu caso é bem melhor que o de Mefibosete, pois ele saiu da pobreza para gozar somente benefícios materiais durante a vida. Você, porém, foi salvo da perdição eterna e gozará a salvação por toda a eternidade. No ínterim, tem o privilégio de servir a Deus de coração grato, na firme esperança de sentar-se como convidado no banquete do Cordeiro de Deus (Ap 19.7)! - TL 

A restauração de Mefibosete não foi barata. A nossa custou a vida de Jesus. Não há nada mais valioso.