A Vitória Sobre os Gigantes

05/09/2011 16:03

 

A Vitória Sobre os Gigantes

 Introdução: No mundo hodierno, todos procuram com avidez obter vitória sobre os problemas de ordem física, esportiva, moral, social e religiosa. Todos andam a procura de sucesso e ninguém quer experimentar o sabor da derrota. 

1- Davi Vence os Gigantes da Sua Época. (1Sm 17.34-37,50).

Davi não passava de um inexperiente jovem israelita, mas aos olhos de Deus, ele era um ungido onde repousava o Espírito Santo. (1Sm 16.13). Ao partir para o combate, Davi confiou inteiramente no Senhor. (1Sm 17.37), que lhe entregou os inimigos em suas mãos:

1) Vence o Gigante Urso. Animal que é herbívoro, mas na fome ataca animais:Come Carne. É imprevisível, é mais forte e mais temido do que o leão, por ser imprevisível.

  •     Davi Triunfa Sobre o Urso. Quando: “… saía após ele, e o matava…”(vv.34b,35a).  

2) Vence o Gigante Leão. O leão é um grande felino, originalmente encontrado na Europa, Ásia e África. O leão é apelidado de o rei dos animais por imponência, força e bravura. Sua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça e à força, mas também ao orgulho e à autoconfiança.

  •     Davi Triunfa Sobre o Leão. Ao matá-lo quando disse: “… e, levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava.”(v.35b).

3) Vence o Gigante Golias. Golias era um gigante de Gate, um campeão dos filisteus. Golias, um homem com quase três metros de altura. Sua couraça pesava aproximadamente90 Kg. Sua lança pesava aproximadamente12 Kg.

  •     Davi Triunfa Sobre Golias. (v.50). “Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.”

A vitória de Davi sobre o Leão, Urso e Golias tipificam a vitória de cristo sobre a carne, o pecado e satanás e a vitória da igreja sobre os gigantes da vida. Davi nos deu o exemplo de que Deus usa o que temos nas mãos, quando confiamos inteiramente nEle. (Sl 20.7,8; 125.1; 1Co 15.57; 2Co 2.14ª). 

2- Vencendo os Gigantes nos Dias Atuais.

Os gigantes espirituais estão por toda parte, sempre afrontando os servos de Deus e desafiando-os a uma luta espiritual. A Bíblia nos apresenta alguns destes gigantes, os quais estão sempre diante de nós, tentado nos destruir. (2Co 12.8). Vamos analisá-los à luz da Palavra de Deus. (Sl1 19.130).

1) Vencendo o Gigante da Carne. A carne está ligada a nossa própria natureza, que quando não é vencida se torna um poderoso gigante contra o Espírito. “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.” (Gl 5.17).Como?:

  •     Revestindo o Senhor Jesus Cristo. (Rm13. 14).

“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

  •     Revestindo do Poder de Deus. (Lc 24.49).

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”

  •     Andando segundo o Espírito. (Rm 8. 4,14).

“…     que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (v.4).

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus.”(v.14).

2) Vencendo o Gigante do Mundo. O mundo se apresenta como um gigante diante de nós. “Não ameis o mundo, nem o que há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.” (1Jo 2.15). Como?:

  •     Pela fé. (1Jo 5.4).

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

  •     Com bom ânimo, como Jesus. (Jo16. 33).

“… no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

  •     Não se conformando com o mundo. Conselho de Paulo. (Rm 12.2).

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

  • Não o amando. Exortação de João. (1Jo 2.15-17).

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.”

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne. A concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

3) Vencendo o Gigante Satanás. Após sua queda (Is 14.12), Satanás tem se apresentado como um gigante para as pessoas, rugindo como leão. (1Pe 5.8).Como?:

  •     Revestindo. (Ef 6.11).

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

  •     Resistindo. (Tg 4.7).

“… resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

  •     Vigiando. (1Pe 5.8).

“Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

  •     Com armas espirituais: Fé, Palavra e Oração. (Ef 6.11-18; 2Co 10.4).

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;”

“porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nas regiões celestiais.”

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,”

“e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”

“tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

“tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,”

“orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Ef 6.11-18).

“Porque as armas da nossa milícia não carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (2Co 10.4).

Resistindo-lhe com Fé, Palavra e Oração você vencerá na vida.

Resumo: Á vida é uma constante batalha. Durante nossa caminhada neste mundo encontraremos diversos gigantes com os quais teremos que lutar. Nossa vitória está em saber que o que está em nós é maior do que o que está no mundo(1Jo 4.4). O Espírito Santo que habita conosco, estará em nós. (Jo 14.17), dando nos poder e as armas (1Co 10.4), para vencermos em nome de Jesus.

Autor: Eloizio