A maioria errou

01/09/2011 21:29

A maioria errou 

LEITURA BÍBLICA 
Números 13.25-33 

Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração (Cl 3.15) 

Vivemos numa sociedade denominada “democrática”, que muitas vezes significa “governo da maioria”. Entretanto, na Bíblia encontramos várias ocasiões em que a escolha da maioria resultou em fracasso. Por exemplo, logo depois que Moisés conduziu o povo de Israel para fora do Egito, estando ainda no deserto, enviou doze espiões para espiar a terra de Canaã e trazer um relatório do que vissem. 


Quando aqueles espiões voltaram, de fato trouxeram um relatório animador acerca da terra, da sua produtividade e potencial. Só que a maioria daqueles homens (dez deles) apresentaram as suas opiniões pessoais, dizendo: “Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque (estes eram os gigantes)”. 

Apenas dois homens, Calebe e Josué, se levantaram para contestar o que a maioria havia dito. E sabe o que foi que aconteceu? Se você for adiante com a leitura do texto, verá que o povo preferiu seguir a opinião da maioria. Como conseqüência, o Senhor disse: “Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num” (Nm 14.30). 

Desta forma eles tiveram de vagar durante cerca de quarenta anos pelo deserto, até que toda aquela geração pereceu, exceto Calebe e Josué, que entraram em Canaã e possuíram a sua herança. 
Nesse incidente observamos que os que seguiram a maioria se deram mal e não conseguiram herdar a Terra Prometida. Diante disso precisamos saber também quem é que está com a razão. 

Nem sempre a maioria está com a razão, e nesses casos é preferível ficar com a minoria, mas ficar com a verdade se queremos receber as bênção de Deus. Como saber? A primeira fonte a consultar é a Bíblia, a Palavra de Deus. Veja, por exemplo, o versículo-chave de hoje. - MM 

Prefira estar com a minoria certa que estar com a maioria errada.